EXPEDIENTE |  CONTATO |  HOME  



PUBLICIDADE

Postado por Fábio Fabato | 31/03/14 - 19:53

Crônica

Fernando Pamplona e o girassol

Clique para ampliar Daquelas coisas que encantam até os mais céticos. Fernando Pamplona, há muitos anos, disse para sua Zeni que, quando morresse, gostaria de ver plantado um girassol em sua homenagem. Seria, nas palavras dele, sua "flor da eternidade".

Zeni e as meninas do casal fizeram valer o desejo. Eis que no domingo (29/03), exatamente seis meses após a passagem do Obá diferentão que viveu para transformar tantas vidas (ocorrida em 29/09), o girassol abriu-se como o astro-maior que oferece calor e, claro, uma bela rima.

Sim, Fernando é, agora, um girassol. E como revolucionário de forno e fogão, inda promoveu mais uma inversão, já que é sabido que girassol não costuma se desenvolver em vaso.

Clique para ampliar Dizem que esta flor tem o significado intrínseco de adoração à vida. Por acompanhar o movimento solar, o girassol claramente simboliza a longevidade, transmitindo energia positiva para o entorno.

De bar em bar, do Municipal à Avenida, do morro ao asfalto, do balé ao samba, Fernando Augusto da Silveira Pamplona, salgueirense, botafoguense, foi o girassol de formação erudita que deixou um legado marcado por cheiro, gosto e textura de gente, de povo.

Esteve para nós, meros mortais, como um autêntico rei, e fez jus à sua autoridade não por riqueza material, mas pela bravura de guerreiro cultural por vocação, além da capacidade de acolhimento e transmissão de sabedoria.

Se o velho ditado diz que Salgueiro é uma raiz que nasce forte em qualquer lugar, Fernando é o girassol que se ergueu para sempre referenciar as ações de uma certa festa imodesta.

Imodesta como o girassol, altivo e destacado em meio a seus pares.

Viva Pamplona!

Permalink »    Debater no Espaço Aberto »

Últimos textos publicados:

  1. Carnaval e suas marcas para inglês (não) ver
    22/06/15 - 20:07

  2. A dor e delícia do Boulevard
    29/04/15 - 17:37

  3. O fim de uma era sem glórias
    08/02/14 - 11:16

  4. Samba falado não rima com inovação
    22/01/14 - 12:17

  5. Adeus a Fernando Pamplona, meu amigo ídolo
    29/09/13 - 12:28

arquivo

participe

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2000-2013 - Galeria do Samba - As Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Segunda-feira, 18 de Junho de 2018 - 04:14:31 | Expediente e Créditos |  Administração

Informe email e senha